Previsão indica possibilidade de mais chuvas em região alagada no Sertão do Araripe


(Foto: Reprodução)


O radialista Edson Júnior falou esta manhã ao programa Primeira Página, da Rádio Pajeú, sobre a atual situação de Bodocó, no Sertão do Araripe, castigada por fortes chuvas na madrugada entre os dias 12 e 13 deste mês. A cidade é a segunda bacia leiteira do Estado, atrás apenas de Bom Conselho e sofria a cerca de dez anos com a estiagem.

“Bodocó é uma cidade muito Serrana. Noventa por cento da Serra do Araripe  fica dentro da cidade. Se chover na zona rural, a água escoa pra cá. O maior açude da região, o Lopes II tem 25 milhões de metros cúbicos e está sangrando com todas as comportas abertas. Metade da cidade amanheceu debaixo d’água”, relatou.

São 350 casas inundadas, centenas de famílias desabrigadas, além de locais com acesso impossibilitado a algumas comunidades rurais, além do trecho da PE-545, que liga as cidades de Bodocó e Ouricuri, que foi bloqueado, após a pista ceder. Pessoas estão abrigadas em quadras poliesportivas, Secretarias e até casas de bodocoenses. Muitas pessoas perderam tudo. “O que deveria chover em um mês choveu em oito horas”.

No fim da tarde de ontem a Defesa Civil veio averiguar a situação da primeira ponte ente Bodocó e Ouricuri. A ponte acabou cedendo, deixando a cidade sem contato com outras cidades como Petrolina, Ouricuri e Araripina. “Há impacto econômico também”, diz o radialista.

Outra notícia indica que a ponte entre Bodocó e Exu estaria com problemas. “Falta manutenção às pontes. O último recapeamento aconteceu há anos. Ainda comentam que as pontes aguentaram muito tempo”, relata.

O município de Trindade, há 40 quilômetros de Araripina também enfrenta dificuldades. “A cidade é muito plana e a água tem dificuldade de escoamento”, relata.

Solidariedade: no momento, a cidade faz campanha para arrecadação de alimentos, roupas, água mineral, produtos de higiene, colchões, dentre outros itens.

A Paróquia de Bodocó está divulgando o número de sua conta para destinar o recurso às famílias desabrigadas:

Paróquia São José

Agência 0899-0

Conta Corrente 8113-2

Banco do Brasil

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu Aviso Hidrometereológico que indica a probabilidade de significativos acúmulos de chuvas com intensidade de moderada a forte na região do sertão para hoje e amanhã.

Fonte: Blog do Nil Júnior

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.