Campanha de vacinação para crianças de 1 a 5 anos começa nesta segunda (6), em Juazeiro


Campanha de vacinação para crianças de 1 a 5 anos começa nesta segunda (6), em Juazeiro (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começa na próxima segunda-feira, dia 6. De abrangência, a vacinação segue até o dia 31 de agosto. As doses estarão disponíveis nos PSF’s para vacinar crianças de um ano até menos de cinco anos.

O público adulto que nunca teve sarampo e nem foi vacinado deve buscar as unidades de saúde.

O dia D de mobilização está programado para o sábado, dia 18 de agosto. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 11,2 milhões de crianças. Essa forma de campanha é realizada a cada quatro anos e sua importância cresce em virtude da volta da circulação do vírus do sarampo no país e ameaça da paralisia infantil (poliomielite).

A reportagem do site Miséria conversou com Marcia Rejane Rodrigues, diretora de Imunização da secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte. Ela ressaltou a importância de manter a vacinação em dia mesmo não havendo registro de casos da doença no município. 

Assista ao vídeo


Saiba Mais

Pólio e sarampo são doenças consideradas erradicadas no país, porém foram registrados em 2017,  822 casos de sarampo nos Estados  de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará. Só em Roraima  e Amazonas foram 791 casos e cinco mortes.

O surto ocorreu pela entrada de venezuelanos não vacinados nessa área e também pelo baixo cobertura de imunização do país que só conseguiu vacinar 69,9 % da população.

A poliomielite, popularmente conhecida paralisia infantil é transmitida através da secreção da tosse, espirro, fala e respiração de pessoas infectadas, além do contato com objetos, água e alimentos contaminados por fezes. O sarampo também é transmitido pela tosse, espirro e fala de pessoas infectadas.




Por Ana Lima e João Boaventura Neto
Miséria.com.br
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.