Linha Alternativa: Histórias em Quadrinhos com a cara do Cariri


Para estes artista caririenses, o HQ não é apenas um passatempo. (Foto: Alana Soares/Agência Miséria)


"Linha Alternativa", "Zona Y", "Limiar" e "Moonstar" são alguns dos títulos de HQ´s produzidos pelo coletivo de artistas caririenses Estação 9. Sem financiamento ou patrocínio, o grupo já conseguiu produzir 9 revistas autorais, independentes e totalmente artesanais, abrindo novas portas para o mercado de histórias em quadrinho na região.

Aventuras fantásticas, tramas futuristas, dramas ficcionais e até mesmo histórias com alto teor social, como o enredo de "Marias", um retrato do cotidiano da mulher brasileira, não faltam opções de temas abordados na miscelânea criada pela Estação 9. 

Para eles, o HQ não é apenas um passatempo. Formado por 11 artistas visuais com diferentes bagagens culturais, o Coletivo Estação 9 leva a sério a cultura geek e o mercado em potencial na região e esse posicionamento está impresso na qualidade visual de suas publicações que, apesar da independência dos artistas, passa pelo crivo do coletivo.


Jeter, Jeane e Henrique, alguns membros do Coletivo Estação 9, apresentam HQ´s na Feira Cariri Criativo. (Foto: Alana Soares/Agência Miséria)

Da storyboard aos toques finais de cada exemplar impresso, tudo é feito em casa, pelas mãos e custos dos próprios artistas. Acessível para o comprador, o exemplar custa entre R$ 10 e R$ 15, podendo ser adquirido pela loja online, em contato direto com o artista ou na banca do coletivo na Feira Cariri Criativo. 

"Não fazemos o trabalho apenas do artista, mas também de editor, de gráfica, de distribuidor... Somos artistas independentes. Não é fácil, mas este movimento de autopublicação é forte no Brasil. Este é o nosso trabalho", explica Jeter Monteiro, membro do coletivo.

Tanto trabalho vem rendendo resultados, afinal foi a Estação 9 que realizou a I Feira de Quadrinhos do Cariri, em 2017, e que representou o Cariri na Comic Con Experience Tour Nordeste, o maior evento do tipo na América Latina.  

Uma nova revista está no forno, promete o coletivo.

Linha Alternativa: Histórias em Quadrinhos com a cara do Cariri




Por Alana Soares
Miséria.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.