Vídeo mostra instrutor desviando de tiros em treino da Polícia Civil - Araripe News

Vídeo mostra instrutor desviando de tiros em treino da Polícia Civil


Instrutor de tiro da Polícia Civil do Paraná aparece em frente à linha de tiro em treinamento (Foto: Reprodução)


Um vídeo em que um instrutor de tiro da Polícia Civil do Paraná aparece desviando dos disparos feitos pelos alunos viralizou nas redes sociais.

As imagens mostram o professor explicando uma técnica na frente da linha de tiro correndo de um lado para o outro enquanto quatro policiais de uma unidade de investigação da Polícia Civil atiram contra alvos. Veja o vídeo abaixo.


A Polícia Civil do Paraná afirmou que nos treinamentos de tiro dos profissionais da instituição é regra que ninguém ultrapasse ou permaneça à frente da linha de tiro exceto em casos raros "de treinamentos de nível extremamente avançado".

A corporação disse que o instrutor é um policial muito experiente, com vários cursos e operações especiais feitos no Brasil e no exterior, mas que ele fez este treinamento para policiais de uma unidade de investigação da polícia sem o conhecimento e o aval da direção da instituição.

A Polícia Civil informou, ainda, que uma reunião com todos os instrutores será realizada para estabelecer um padrão aos procedimentos.

Violação de "regras básicas de segurança"

Para o especialista em segurança pública e comentarista da TV Globo Fernando Veloso, o vídeo mostra que o instrutor viola regras básicas de segurança em treinamentos com arma de fogo com tiros reais.

"Uma das primeiras regras básicas de um treinamento com arma de fogo, em especial com disparo, com tiro real, é que ninguém se coloque na linha de tiro entre o atirador e o alvo. E o que esse instrutor faz o tempo todo é exatamente isso", afirmou o especialista.

"Esse não é o treinamento. Esse risco que o instrutor se coloca não vale a pena durante a instrução. Tão importante ou mais importante do que qualificar o aluno que está fazendo este treinamento, é preservar a segurança deste aluno e do instrutor", disse Veloso.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.