"Lamentamos estar na berlinda da Educação", diz conselho da UFCA - Araripe News

"Lamentamos estar na berlinda da Educação", diz conselho da UFCA


Manifestantes protestaram contra os bloqueis nesta quarta, 15 (Foto: Josimar Segundo)


Após assembleia nesta quinta (16), o Conselho Universitário da UFCA lançou nota se posicionando contra os bloqueios do Ministério da Educação na previsão orçamentárias nas instituições federais até o fim deste ano. 
O documento diz que o contingenciamento é uma forma infundamentada e desqualifica a instituição, acarretando o cancelamento das bolsas do Programa Inglês Sem Fronteiras. 
"Entendemos que as medidas tomadas intempestivamente pelo MEC atingem de forma profunda todo um planejamento cuidadosamente feito pelas Instituições Federais de Ensino Superior do nosso País para a sua manutenção e, no caso da UFCA, também para a sua ampliação", diz ainda a nota.
O texto lançado pelo conselho ainda afirma que a universidade lamenta estar na berlinda da educação brasileira e lembra os esforços e diversidade científica-cultural, debates e construção de pensamento crítico dentro da academia. "Consideramos inaceitável ver o financiamento da Educação como moeda de troca para a aprovação de Reforma de questionamento ainda não esgotado". 


 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA), reunido em sessão ordinária em 16 de maio de 2019, manifesta-se com indignação sobre a forma infundamentada como têm sido desqualificadas as Universidades Públicas e com preocupação sobre o bloqueio no orçamento das despesas discricionárias das Universidades e dos Institutos Federais, sobre o recolhimento de bolsas da CAPES para a graduação e pós-graduação e sobre o cancelamento das bolsas do Programa Inglês Sem Fronteiras. Entendemos que as medidas tomadas intempestivamente pelo MEC atingem de forma profunda todo um planejamento cuidadosamente feito pelas Instituições Federais de Ensino Superior do nosso País para a sua manutenção e, no caso da UFCA, também para a sua ampliação. A Universidade Pública sempre foi o local da diversidade científico-cultural, do debate e da construção do pensamento crítico essencial à formação dos cidadãos. Também é o local do preparo dos melhores profissionais, da condução de pesquisas de qualidade, da inovação, de ações de extensão, cultura e arte transformadoras. Lamentamos estar na berlinda a Educação Brasileira, ente sagrado de toda a nação soberana e impulsora do seu desenvolvimento. Incansáveis, defendemos que a Educação é investimento e não um gasto. Consideramos inaceitável ver o financiamento da Educação como moeda de troca para a aprovação de Reforma de questionamento ainda não esgotado. Por fim, não havendo mudanças no quadro atual de retrocesso, a UFCA, representada pelos seus discentes, docentes e técnicos administrativos, associar-se-á às suas congêneres e não ficará à parte das manifestações em defesa das Instituições Federais, da autonomia universitária e da integridade dos seus orçamentos, como as ocorridas no dia 15 passado em todos os estados do nosso país. A UFCA manter-se-á sempre vigilante em defesa dos seus nobres propósitos. Consuni/UFCA #UFCA #Consuni
Uma publicação compartilhada por Universidade Federal do Cariri (@ufca_oficial) em 




Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.